top of page

A Alegria da descoberta

19 semanas - Muito sono!

  • Foto do escritor: Paula Brandão
    Paula Brandão
  • 7 de set. de 2016
  • 7 min de leitura


31/8/16 – 19 semanas: Bom Dia, Alegria! Acordei cedinho para levar a coleta de urina para realizar o exame. Sexta-feira estará disponível na Policlínica. Depois do exame passei na casa dos meus pais e tomei café da manhã com eles. Fui buscar o Laerte no La Salle. Fomos dar um passeio na praia do Laranjal. Voltando pra casa, tentei cochilar antes do almoço, mas só consegui dormir 10minutos. Havia acordado às 5 horas, deu vontade de fazer xixi e deveria esperar até a hora de coletar e sair para a entrega no laboratório. Então, estou com muito sono. Fomos almoçar no restaurante. Deixei o Lalá na escola Mario Quintana e voltei pra casa. Não consegui dormir, nem ler as peças. Levantei para tomar banho e ir buscar o Laerte para irmos para o curso Bem Vindo Bebê! Antes passei no Treichel para comprar amendoim e açúcar, pois tenho uma encomenda grande. A aula estava maravilhosa no curso, assistimos a uns vídeos sobre a cesárea e aprendemos a fazer exercícios na bola de pilates, e outros sobre respiração e com o apoio do companheiro. E para finalizar o delicioso lanchinho da Flávia. Ah! Ganhamos um livro do Pastor do Centro. Estamos gratos! Tive muita azia hoje. Boa noite, pessoas lindas! Até amanhã...


1º de setembro de 2016 – 19 semanas + 1 dia: Olá amig@s! Nesta quinta-feira fiquei em casa pela manhã, e consegui dormir um pouco mais. Preparei o almoço e o Lalá foi trabalhar. Fiquei em casa, e fui me dedicar para a peça dos Avançados. Graças a Deus, recebi inspiração sobre o que montarmos. Prevaleceu uma ideia que tive no início do ano, adaptar a Obra de Shakespeare “Romeu e Julieta“. Então, comecei a escrever. Preparei para a aula, à tardinha, alguns exercícios de expressão corporal e vocal que facilitarão o encontro com a obra, o tema e as personagens que deverão ser construídas por eles durante os ensaios. Fiquei muito animada e feliz! Foram quatro alunas a aula de hoje, mas aproveitaram bastante os exercícios propostos e gostaram da peça. Saindo da escola fui a Policlínica buscar os exames. Não consultei com a Dani, pois ela estava em plantão, na FAU. Passei no posto Ipiranga da Av. Dom Joaquim e comprei uns pães, deu desejo de tomar um café com pão francês (cacetinho). Chegando em casa, mais trabalho nos espera! Laerte já tinha feito duas panelas de amendoim, e estava terminando a terceira. Enchi e selei os amendoins já prontos. E fiz mais duas panelas. Temos encomenda pra entregar amanhã, à tardinha. Enfim, deitamos à meia noite. Até!


2/8/16 – 19 semanas + 2 dias: Sexta-feira de descanso... Só a noite mesmo... Hehe!! Saímos cedinho hoje, mas antes fiz mais uma panela de amendoim e tomei um banho relaxante. Deixei o Lalá na escola La Salle e fui para a nutricionista, na Clínica Specialittè. Lembram da nutri?? Pois é, remarquei por três vezes um retorno para levar os exames. Enfim, entreguei e ela ficou animada com o resultado da glicose, pois deu 74. Colesterol acima e também estou com anemia, porém esses valores alteram na gravidez. Mas temos que controlar. Agora sim, a parte mais delicada: engordei em 5 meses, 9 Kg. Gente, preciso me puxar pra manter esse peso, pois o permitido para meu corpo são 12 Kg. Não quero engordar mais. Terei que seguir a risca o plano alimentar, e acrescentar bifes de fígado. Fui para a casa da vó Adi, pois a mãe foi dormir com ela. A vozinha caiu e quebrou o cotovelo. Almoçamos lá. Depois levei o Lalá pra escola. Fui ao Treichel comprar mais amendoim, pois estava faltando mais uma panela. Peguei a mãe na vó e a levei para o dentista. Voltei pra casa para preparar a última panela de Amém-doBom. Fui buscar a mãe e fomos à rodoviária fazer a entrega. O pai me ajudou com as sacolas que são pesadinhas. Encontramos o Viníceos. Tomamos um suco juntos. E fui embora... Levei um suco para a mãe que esperou no carro. Passamos no posto e comprei uns pães, pois a mãe viria pra nossa casa, até o momento de levar o Lalá para embarcar na viagem para as Missões. Deixei a mãe em casa. Voltei pro nosso ‘cafofo’ e eu e o Benjamin descansamos...


3/9/16 – 19 semanas + 3 dias: Acordei várias vezes pela manhã, mas levantei às 11h. Estou escrevendo pra vocês nesse momento, e também irei escrever a peça dos Avançados. Até mais... Voltei... Estou escrevendo a peça da turma dos Avançados, e a inspiração foi Shakespeare. Adaptei a obra de Romeu e Julieta para os dias atuais, tratando de relacionamentos e família, e um toque de tecnologia. Fiz um almoço rapidinho, macarrão cozido direto no molho e bife de fígado, pois tenho que tratar a anemia. Tava gostoso! Eu e Benjamin estamos com saudade do papai. Ele nos envia umas fotinhos das Missões – isso é legal! Terminei a peça. Vivaaa!! Saí para ir comer um lanche. Fui na casa dos meus pais e voltei pra casa porque tá na hora de nanar... Boa noite!


4/9/16 – 19 semanas + 4 dias: Acordei cedo para ir a Igreja e ao batismo da Naty, uma amiga e colega da Escola Mario Quintana, e também minha professora de Pilates. Foi lindo de ver tantas pessoas aceitando direcionar suas vidas para Cristo. Almocei na mãe, fomos ao Big e depois na vó Adi (minha vozinha quebrou o cotovelo semana passada). Saindo de lá, deixei a tia em casa e fomos ver a Aurora. Está uma princesa! Fomos pegar um lanche e deixei a mãe em casa. Laerte avisa que está chegando e fui busca-lo na escola. A viagem foi um sucesso! Assistimos a um filme pela metade, pois o sono nos venceu.


5/9/16 – 19 semanas + 5 dias: Hoje é segunda-feira! Estamos em ritmo lento... Fiz almoço e a tarde arrumei a casa. Laerte me buscou as 15h50min., e fomos pra escola. Aguardei até o horário da aula de Teatro. O ensaio da peça Pluft foi um sucesso, rendeu bastante e eu e a Professora Maureen ficamos muito felizes. A aula foi até as 19h30min., pois tivemos reunião com os pais a respeito da peça. Saímos atrasados para a minha consulta com a médica para mostrar os exames. A Daniele já tinha ido embora, pois estava com muita alergia e não tinha mais pacientes para atender. Teve que voltar, eu e o Laerte ficamos constrangidos. Mas ela super de boas! Disse que vida de médico é assim mesmo! Ouvimos o coração do nosso Benjamin, dessa vez ela colocou e já escutamos. Pediu que repetíssemos o exame da tireoide porque alterou em um mês. Também me deu atestado para terça-feira, pois disse que deveria repousar.


6/9/16 – 19 semanas + 6 dias: Bom Dia, Alegria! Eu e Laerte madrugamos para que eu fizesse o exame e ele ainda me trouxesse em casa a tempo de ir para a escola La Salle. Chegando em casa tomei café da manhã e iniciei o Combiron, medicação a base de ferro. As 9h45min. ferrei no sono, e o despertador tocou, coloquei mais 45 minutos porque não conseguia levantar. As 11h15min. me levantei e fui fazer o almoço. Laerte foi para a escola e fiquei em casa tentando acessar o exame pelo site do Novara, consegui as 14h e a tireoide deu muito alterada, falei imediatamente para a Daniele, estou com hipotireoidismo. Amanhã começarei com a medicação, Puran 50mcg. Preciso repor o hormônio, pois o hipotireoidismo para de produzir o hormônio da tireóide (T3 e T4), por isso o metabolismo fica lento e se engorda bastante. É comum de acontecer na gestação. Em relação ao bebê, é bom que seja descoberto e monitorado em seguida que altere, pois pode causar retardamento. A Daniele pediu que eu retorne à Policlínica semana que vem.


SOBRE A TIREOIDE:


A glândula da tireoide é um órgão do sistema endócrino. Ela está localizada na região anterior do pescoço, ao redor da traqueia. Apesar de seu tamanho médio ser de 15 ml (o que dá menos da metade de um copinho de café descartável) ela é responsável pela produção de 2 hormônios: a triiodotironina (T3) e a tetraiodotironina (T4). Estes hormônios controlam como cada célula do corpo gasta energia – o chamado metabolismo.

A produção do T3 e T4 é regulada pelo hormônio TSH, que é produzido na glândula hipófise. O TSH age como se fosse um interruptor: quando faltam T3 e T4 no sangue, o TSH sobe (fica “ligado”) e com isso tenta normalizar os níveis destes hormônios. De forma inversa, quando T3 e T4 estão elevados no sangue o TSH fica “desligado” e seus níveis no sangue caem.

O hipotireoidismo acontece quando os níveis de T3 e T4 estão baixos. Nesse caso sintomas como cansaço, sonolência, dificuldade de perda de peso, cabelos e unhas secos e quebradiços além de raciocínio lento podem ocorrer.

O hipotireoidismo pode acontecer por um período curto (agudo) ou longo (crônico).


"Gravidez"

Algumas mulheres podem desenvolver hipotireoidismo durante ou após a gestação, porque, muitas vezes, elas produzem anticorpos voltados para a sua própria tireoide – o que afetaria a produção dos hormônios. Vale ressaltar que sem o tratamento correto, hipotireoidismo aumenta o risco de parto prematuro e também de pré-eclâmpsia, uma condição em que a pressão sanguínea da mulher aumenta consideravelmente durante os últimos três meses de gravidez. O Hipotireoidismo também pode afetar o desenvolvimento do bebê, pois o cérebro em formação do bebê precisa receber os hormônios da tireoide para poder crescer adequadamente. É muito importante que a mulher que tem hipotireoidismo procure seu Endocrinologista assim que ficar grávida, assim ela poderá saber a dose correta do medicamento durante a gestação.

Tratamento de Hipotireoidismo

O tratamento padrão para o hipotireoidismo envolve o uso diário de uma versão sintética do hormônio tetraiodotironina (T4): a levotiroxina. Esta medicação oral restaura os níveis hormonais adequados, revertendo os sinais e sintomas de hipotireoidismo.

Os primeiros resultados do tratamento costumam aparecer de uma a duas semanas após o seu início. Essa medicação também reduz gradualmente os níveis de colesterol e ajuda a reverter, também, um eventual ganho de peso do paciente provocado pelo hipotireoidismo.

No entanto, para determinar a dose exata de levotiroxina, o médico geralmente verifica o nível de TSH após dois a três meses. Quantidades excessivas de hormônio podem causar alguns efeitos colaterais, como:

  • Aumento do apetite

  • Insônia

  • Palpitações cardíacas

  • Tremores

Se você tiver doença arterial coronariana ou hipotireoidismo grave, o médico pode iniciar o tratamento com uma quantidade menor de medicação e aumentar gradualmente a dosagem. Reposição hormonal progressiva é importante para adaptar o corpo ao novo metabolismo, que é mais acelerado.

Se utilizado nas doses corretas, a levotiroxina não costuma provocar efeitos colaterais

Mas atenção para medicamentos, suplementos e alimentos que possam afetar a capacidade do corpo de absorver levotiroxina. Converse com o médico antes de iniciar o tratamento. Alimentos com grandes quantidades de soja ou um dieta rica em fibras, por exemplo, podem prejudicar a absorção de levotiroxina pelo corpo. Suplementos de ferro e de cálcio também costumam ser contraindicados durante o tratamento de hipotireoidismo.

Medicamentos para Hipotireoidismo

Os medicamentos mais usados para o tratamento de hipotireoidismo são:

  • Euthyrox

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hipotireoidismo


 
 
 

Comments


           Vem aí o Benjamin!!

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nossa Comunidade 

Super mamãe

Rei dos Papais

Cidades dos Bebes

Crianças Artísticas

bottom of page